Na noite da última quinta-feira (06), o jovem atacante Luighi (18), do Palmeiras, desabafou após ser alvo de ataques racistas no duelo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores. O caso repercutiu e diversos clubes brasileiros e jogadores prestaram apoio ao atleta palmeirense, além de cobrarem posicionamento da CONMEBOL, responsável pelo torneio. Na tarde desta sexta-feira (07), o clube paraguaio publicou uma nota em repúdio aos atos de racismo.
Abaixo, veja a nota completa publicada pelo Cerro Porteño:
"O Cerro Porteño manifesta o seu total repúdio a todos os tipos de atos de racismo, xenofobia e discriminação, ao mesmo tempo solicitamos apoio a todos os atores do futebol e à sociedade para termos um futebol são e livre de atos que trazem danos e mancham a maior festa do esporte.
Com relação ao episódio registrado na partida do Cerro Porteño contra o Palmeiras, pela Conmebol Libertadores sub-20, expressamos que nenhuma provocação poder terminar nestes tipos de atos repudiáveis, nossa total solidariedade com o jogador Luighi e reiteramos que nossa instituição condena energicamente todo tipo de conduta de discriminação e comentários ofensivos nos recintos esportivos, em todo o entorno do futebol e da sociedade.
Evitemos cair em provocações que possam gerar estes tipos de condutas.
Cuidemos da festa do futebol!"
Comunicado Oficial. pic.twitter.com/cXViKu4Qit
— Formativas Club Cerro Porteño (@CanteraCCP) March 7, 2025