O legado de Paulo Gustavo (1978 -- 2021), uma das figuras mais icônicas do humor brasileiro, será lembrado em uma homenagem especial no MAC Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de 29 de março, a exposição "Rir, um ato de resistência" convida todos a celebrar a genialidade, a obra e as memórias do artista em uma experiência envolvente e sensorial.
Cinco galerias contam a história do artista por meio de obras de sua coleção particular, figurinos emblemáticos, fotografias e a apresentação de um curta-metragem. A mostra, idealizada pela família, tem Thales Bretas, viúvo do artista, como responsável pelo projeto, e conta com a curadoria de Nicolas Martin Ferreira, com a co-curadoria de Juliana Cintra.
O ator mantinha um vínculo muito especial com Niterói, sua cidade natal, onde estreou vários trabalhos teatrais. Após seu falecimento, uma das ruas no bairro de Icaraí recebeu seu nome (Rua Ator Paulo Gustavo), e uma estátua em sua homenagem foi erguida no parque Campo de São Bento.
Rua Ator Paulo Gustavo fica no bairro Icaraí, em Niterói — Reprodução: Instagram
Paulo Gustavo faleceu em maio de 2021 devido a complicações relacionadas à Covid-19. O artista, humorista e idealizador da personagem Dona Hermínia, se consolidou como um símbolo da comédia no Brasil. Em 2022, foi aprovada a Lei Paulo Gustavo (LPG), que visa mitigar os impactos da pandemia de Covid-19 na cultura, além de fomentar a democratização cultural e gerar oportunidades de trabalho e renda para artistas e profissionais da área.
Estátua de Paulo Gustavo no Campo de São Bento, em Niterói — Reprodução: Reprodução/Instagram