Durante corrida de meia-maratona, atleta de 20 anos morre após mal súbito; entenda

João Gabriel Hofstatter Delamare morreu após mal súbito em corrida de meia-maratona, em Porto Alegre

09/06/2025 às 14h38 Atualizada em 09/06/2025 às 14h39
Por: Marcela Mattiolli Colaboração para Felipeh Campos
Compartilhe:
João Gabriel Hofstatter Delamare - Reprodução: Instagram
João Gabriel Hofstatter Delamare - Reprodução: Instagram

Nesse último sábado (7), João Gabriel Hofstatter Delamare faleceu, aos 20 anos, no seu primeiro dia da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Segundo informações da Brigada Militar (BM), ele foi socorrido por equipes médicas que estavam no evento, passou por procedimentos de reanimação, mas não resistiu.

O atleta estava realizando a prova de corrida de meia-maratona, com distância de 21 quilômetros. Quando chegou no final da competição, ele passou mal e caiu no chão. Além do mal subito, João sofreu uma parada cardiorrespiratória.

O clube de corredores de Porto Alegre (Corpa), emitiu uma nota de pesar sobre o ocorrido. "Sobre o ocorrido neste sábado (8), durante o primeiro dia de provas da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre, o CORPA (Clube de Corredores de Porto Alegre), organizadora do evento esportivo, informa que um atleta regularmente inscrito no evento teve um mal súbito e sofreu uma parada cardiorrespiratória no km 20 do percurso. A equipe médica foi acionada e imediatamente dirigiu-se para o atendimento, onde iniciou todos os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), conforme as diretrizes do Colégio Americano de Cardiologia. Infelizmente, apesar de todos os esforços, o atleta não resistiu".

"O evento conta com suporte médico acima do exigido pelas normas da modalidade e pelos órgãos competentes, com estrutura reforçada em equipamentos e profissionais, sob a supervisão da Drª Ana Sierra, diretora médica da prova e do SOS Unimed Porto Alegre, serviço médico contratado da prova. A organização já está em contato com os familiares, prestando toda a assistência necessária. O CORPA lamenta profundamente o ocorrido e permanece à disposição", finaliza a nota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários