Ubirajara Félix do Nascimento, conhecido como Bira Presidente, está internado em uma unidade hospitalar na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aos 88 anos, o fundador do grupo Fundo de Quintal e do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos inspira preocupação entre fãs e admiradores. O comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Cacique de Ramos reforça que ele está recebendo todos os cuidados necessários.
A nota, publicada nas redes sociais do tradicional reduto do samba, agradece as manifestações de carinho vindas de diversas partes do Brasil e do mundo. A diretoria também pede cautela na divulgação de informações, afirmando que qualquer atualização sobre o estado de saúde de Bira será feita exclusivamente pela página oficial do Cacique de Ramos, em consonância com a família.
COMUNICADO OFICIAL (na íntegra):
"A Direção do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos informa que o nosso presidente, Ubirajara Félix do Nascimento – Bira Presidente, encontra-se internado em unidade hospitalar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde recebe todos os cuidados necessários. Agradecemos o carinho, a solidariedade e as manifestações de afeto vindas de diversas partes do Brasil e do mundo. Ao mesmo tempo, pedimos respeito e responsabilidade na divulgação de informações, reforçando que qualquer atualização oficial será feita exclusivamente por esta página, em consonância com a família. Seguimos unidos em pensamento e fé, emanando amor, força e serenidade ao nosso Cacique Maior. Diretoria de Ouro – G.R. Cacique de Ramos" finalizou a nota.
Bira é uma das figuras mais respeitadas do samba e tem um legado fundamental na história da música brasileira. Com sua trajetória marcada pela criação de movimentos importantes dentro do gênero, como o próprio Fundo de Quintal, seu estado de saúde mobiliza orações e homenagens por todo o país.