Nesta terça-feira, 1º de julho, Tays Reis contou aos seguidores que sua filha Pietra, de 2 anos, foi diagnosticada com febre aftosa. A criança é fruto do relacionamento da cantora com Biel. Pelas redes sociais, Tays demonstrou preocupação e se demonstrou confusa com o diagnóstico: “Eu nunca vi isso na minha vida. Febre aftosa é o que dá em animal. Existe gripe aftosa que dá em criança. O médico está certo ou errado? Agora fiquei confusa, gente.”.
Tays detalhou que a doença deixou feridas na boca de Pietra, além de bolhas nas mãos e nos pés. "O médico disse que é um vírus que pega sim em criança, lasca a boca toda. Ela está com a boquinha toda cortada, o céu da boca[...] e ainda nasceu bolhas nas mãos e nos pés [...} criança sofre, né gente? Não tem paz. Toda hora é uma coisa, uma virose. Difícil ser criança", disse a cantora.
Tays contou que a escola de Pietra havia alertado sobre o surto: “Recebemos um comunicado da escola dizendo que algumas crianças estavam com esses sintomas. E eu nem levei a sério, e essa semana a Pietra pegou exatamente o que a escola tinha alertado” desabafou a cantora.
A febre aftosa é uma doença exclusiva de animais, especialmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e não infecta seres humanos. Quando se fala em “febre aftosa” em crianças, na verdade, muitas vezes é uma confusão com a síndrome mão-pé-boca (causada pelo vírus coxsackie), que provoca feridas na boca, mãos e pés, e é comum em crianças pequenas. Essa síndrome é uma infecção viral contagiosa, mas completamente diferente da febre aftosa animal.